Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16408
Título: A sexualidade de adultos com lesão medular: Uma revisão integrativa
Autor(es): Lucena, Karoline Bezerra Oliveira de
Palavras-chave: Disfunção sexual
Sexualidade
Lesão medular
Traumatismos da medula espinal
Data do documento: 14-Mar-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar os aspectos que envolvem a sexualidade de adultos com lesão medular. Trata-se de uma revisão integrativa com coleta de artigo nas bases de dados BVS, Scielo e PubMed entre os anos de 2012 a 2016 e Decs/Mesh Traumatismos da Medula Espinhal, Sexualidade e Disfunção Sexual. A questão norteadora do estudo foi: “quais os aspectos envolvidos na sexualidade de adultos com lesão medular?” Foi realizada a leitura do título, resumo dos artigos e selecionado àqueles que atenderam aos objetivos da pesquisa. Em seguida, foi realizada a leitura dos estudos na íntegra. Foi utilizado para a coleta das principais informações o instrumento de Ursi. Os dados foram armazenados e tratados no software Mendeley e a avaliação dos estudos foi realizada em duplo cego. Foram selecionados 09 artigos que abordaram os aspectos físicos, psicológicos e sociais dos indivíduos com LM. Estes resultados permitiram identificar que os principais aspectos envolvidos na sexualidade são os físicos (ereção, ejaculação, orgasmo, lubrificação geniturinária, incontinência vesical e fecal); aspectos psicológicos (depressão, auto imagem, auto estima e satisfação sexual); e social (dificuldade de conversar sobre a LM e sua sexualidade).
Descrição: LUCENA, K. B. O. de. A sexualidade de adultos com lesão medular: Uma revisão integrativa. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16408
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoline Bezerra Oliveira de Lucena.pdfPDF - Karoline Bezerra Oliveira de Lucena6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.