Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16411
Título: O aumento do contingente populacional de idosos no Brasil e a atenção primária a saúde: Um estudo de revisão
Autor(es): Ferreira, Rayanne Tavares
Palavras-chave: Saúde do idoso
Envelhecimento
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 9-Mar-2017
Resumo: Objetivou-se discutir o aumento do contingente populacional de idosos no Brasil e a sua repercussão na atenção primária à saúde. Revisão narrativa e crítica da literatura científica, realizada em 2016, a partir dos descritores “Avaliação de Serviços de Saúde”, “Avaliação em Saúde”, “Atenção Primária à Saúde”, “Saúde do Idoso” e “Envelhecimento”, utilizados durante a pesquisa eletrônica e impressos, sendo consideradas 47 referências, nos idiomas inglês e português. Procederam-se dois estágios de revisão, compreendendo, no primeiro, a imersão e, no segundo, a formulação de eixos de discussão. Conclui-se que países como o Brasil têm experimentado um aumento populacional de idosos, sem a adequada preparação para esta realidade. A atenção em saúde é um setor sobremaneira afetado, sobretudo pelo aumento de doenças crônicas, hospitalização e a dependência, comuns entre aqueles indivíduos. A Atenção Primária à Saúde tem um papel fundamental na assistência ao emergente grupo de idosos, mas ações devem ser empreendidas para fortalecê-la, destacando a criação e manutenção de mecanismos de avaliação.
Descrição: FERREIRA, R. T. O aumento do contingente populacional de idosos no Brasil e a atenção primária a saúde: Um estudo de revisão. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16411
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Tavares Ferreira.pdfPDF - Rayanne Tavares Ferreira10.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.