Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16412
Título: Associação da frequência alimentar com a percepção da qualidade de vida de adolescentes escolares
Autor(es): Veloso, Maria Tereza Ferreira
Palavras-chave: Frequência alimentar
Qualidade de vida
Adolescentes
Data do documento: 2-Mai-2017
Resumo: A qualidade de vida de crianças e adolescentes tem sido afetada fortemente, devido à má alimentação associada com a falta de atividade física. O que tem ocasionado doenças crônicas não transmissíveis precocemente e que perduram até a vida adulta. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre a percepção da qualidade de vida e a frequência alimentar de adolescentes de um município do nordeste brasileiro. Metodologia: Trata-se de pesquisa transversal, envolvendo 535 adolescentes de escolas públicas de Campina Grande, Paraíba, com faixa etária de 15 a 19 anos. Resultados: Realizou-se uma análise descritiva das variáveis sociodemográficas e tipos e frequências de alimentos saudáveis e não saudáveis. Os dados foram apresentados com intervalo de confiança de 95%. A média de idade foi de 16,8 (±1,0); a maioria era do sexo feminino (66,5%), não branco (79,6%), com mais de oito anos de escolaridade materna (59,6%), pertencentes às classes econômicas C e D (69,2%). 81,1% da amostra apresentou uma boa percepção da qualidade de vida. Na variável alimentação saudável verificou-se que a 62,8% da amostra consumiam os tipos de alimentos saudáveis em menos de 5 dias por semana e alimentos não saudáveis (61,3%). Conclusão: No estudo não houve associação entre as variáveis consumo alimentar e qualidade de vida em relação a percepção dos adolescentes. Os adolescentes em sua maioria apresentaram uma boa percepção da qualidade de vida e um estado geral de saúde como satisfeito independente do tipo e frequência alimentar.
Descrição: VELOSO, M. T. F. Associação da frequência alimentar com a percepção da qualidade de vida de adolescentes escolares. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16412
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Tereza Ferreira Veloso.pdfPDF - Maria Tereza Ferreira Veloso8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.