Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16416
Título: Análise da qualidade de água para consumo humano em comunidades rurais do município de Campina Grande – PB, suprida por solução alternativa coletiva
Autor(es): Lima, Felipe Fernandes Duarte de Oliveira
Palavras-chave: Qualidade da água
Abastecimento de água
Indicadores microbiológicos
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: Os impactos causados pela crise hídrica em Campina Grande - PB têm aumentado consideravelmente à medida que o açude Epitácio Pessoa está impossibilitado de abastecer toda a cidade, restando como alternativa a busca de água de outros mananciais para atender as comunidades locais. Em decorrência disso, a zona rural do município, atualmente, está sendo abastecida pelo manancial do município de Araçagi -PB, no entanto, a implementação dessa alternativa não torna a água distribuída livre de riscos. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar, com base em indicadores físico-químicos e microbiológicos, a qualidade da água do açude de Araçagi-PB, distribuída à população rural de Campina Grande - PB. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de caráter exploratório sob a forma de estudo de caso. O procedimento de coleta de dados consistiu na realização de vistorias em 17 carros pipas, cadastrados pelo 31° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, sediado na cidade, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal juntamente com a Vigilância Ambiental. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e a frequência absoluta. A contribuição desta pesquisa se dá pela importância do monitoramento de vigilância da água destinada às comunidades rurais, suprida por solução alternativa. Os resultados obtidos apontaram alguns pontos insatisfatórios sobre a qualidade da água no tocante à presença de coliformes totais e baixas concentrações de cloro residual livre em algumas amostras.
Descrição: LIMA, F. F. D. de O. Análise da qualidade de água para consumo humano em comunidades rurais do município de Campina Grande – PB, suprida por solução alternativa coletiva. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16416
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Fernandes Duarte de Oliveira Lima.pdfPDF - Felipe Fernandes Duarte de Oliveira Lima8.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.