Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16417
Título: Níveis de flexibilidade em crianças iniciantes em ginástica artística
Autor(es): Fernandes, Diego Florentino
Palavras-chave: Flexibilidade
Ginástica artística
Ginástica olímpica
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de esporte onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais, utiliza-se de movimentos que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Sua prática proporciona benefícios, principalmente quando trabalhados desde a infância, no qual o desenvolvimento motor acaba sendo mais aproveitado. Analisando de perto o fator flexibilidade, o mesmo é visto como elemento importante até para movimentos simples, e principalmente na área esportiva, sendo caracterizado pela maior amplitude de determinados movimentos articulares. Foi feito uma verificação do nível de flexibilidade de 10 crianças entre 5 e 9 anos que praticam ativamente a ginástica artística, estas passaram por testes goniométricos que posteriormente foram comparados com os níveis encontrados nos critérios de Norkin & White (1997).Foram analisadas as características da flexibilidade do quadril das respectivas crianças onde os resultados encontrados demonstram que a maioria dos participantes estão em um nível acima do esperado apesar de existirem participantes que estão abaixo da média do grupo, concluindo-se que a G.A. ajuda positivamente na flexibilidade durante a fase da infância.
Descrição: FERNANDES, D. F. Níveis de flexibilidade em crianças iniciantes em ginástica artística. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16417
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Florentino Fernandes.pdfPDF - Diego Florentino Fernandes40.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.