Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16422
Título: A reforma do ensino médio no governo Michel Temer e seus desdobramentos curriculares
Autor(es): Silva, Aniele de Macêdo
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio
Políticas educacionais
Currículo
Data do documento: 2017
Resumo: presidenta Dilma Rousseff, do PT, assumindo a presidência, o então presidente Michel Temer, do PMDB. Este atual governo se baseia na efetivação de Reformas Neoliberais, voltada aos ditames do mercado financeiro. Neste sentido, observamos que o setor Educacional está passando por uma grande reformulação em suas bases, a começar pelos cortes orçamentários dos recursos públicos, seguido da Reforma do Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória, que insere este nível de ensino em uma perspectiva tecnicista voltada para uma concepção mercadológica da Educação e as mudanças impostas na nova versão da BNCC. Mediante a tais demandas discutiremos que implicações e desdobramentos estão presentes nas concepções curriculares da Reforma do Ensino Médio, promovido pelo Governo de Michel Temer? A partir desta problemática, o objetivo deste estudo é discutir os desdobramentos curriculares promovidos pela Reforma do Ensino Médio do Governo Michel Temer. Esta pesquisa configura-se como sendo de caráter bibliográfico e documental, posteriormente exploratória. Os principais autores utilizados neste estudo foram Aranha (2006), Frigotto (2001), Hermida (2006), Libâneo (2012), Popkewitz (1997), Saviani (2016) que discutem o campo das Políticas Educacionais e Bobbit (1947), Lima (2007), Candau e Moreira (2007), Lopes (2004) e Sacristán (2000) que abordam o campo do Currículo, tal como nos atemos aos documentos do Brasil como a LDB Lei nº 9.394/1996 e a Lei 13.415/2017 que trata do Ensino Médio. Assim sendo, verificamos que a Educação brasileira está trilhando por caminhos inseguros no atual Governo de Michel Temer, mediante as urgências precoce de implantar no país ações reformistas que desmontam os avanços ocorrido ao longo dos últimos anos, em especifico no campo educacional. Desse modo, esperamos que os discursos abordados possam vir à contribuir para o entendimento desta nova perspectiva educacional que vivenciamos hoje no Estado brasileiro.
Descrição: SILVA, A. de M. A reforma do ensino médio no governo Michel Temer e seus desdobramentos curriculares. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16422
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aniele de Macêdo Silva.pdfPDF - Aniele de Macêdo Silva14.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.