Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16424
Título: Avaliação de Síndrome Metabólica em usuários da Estratégia Saúde da Família
Autor(es): Alves Júnior, Edvaldo Balbino
Palavras-chave: Desordens metabólicas
Fator de risco
Obesidade
Educação em saúde
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: A síndrome metabólica é considerada um problema tanto de saúde pública como individual, portanto, o portador precisa ser identificado, para que os seus fatores de risco, incluindo os relacionados ao estilo de vida, possam ser reduzidos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença de SM em usuários das Estratégias Saúde da Família – ESF (Galante I e II) sob diferentes critérios de identificação e correlacioná- la com idade, gênero, tipos de doenças crônicas, diversos parâmetros clínicos e laboratoriais dos usuários. A pesquisa foi do tipo longitudinal, documental e analítico com abordagem quantitativa e descritiva e aconteceu no período junho a outubro de 2016, no distrito de Galante, em Campina Grande – PB. A amostra foi constituída aleatoriamente por 181 pessoas, de idade entre 28 a 89 anos. Para testar o nível de significância foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson com um intervalo de confiança de 95% e nível de significância 5%. Os dados foram organizados e analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. A média de idade correspondeu a 65 anos, com maior predominância de mulheres (111). Com relação à presença de SM de acordo com os critérios da NCEP ATP III e da IDF 59 (75,6%) e 65 (70,7%) pertenciam ao gênero feminino e 19 (24,4%) e 27 (29,3%) ao gênero masculino respectivamente. Observou-se também o alto nível de concordância entre os métodos utilizados para diagnóstico da SM, com valor de kappa igual a 0,846. Portanto, como nas ESF um dos objetivos é incentivar a prevenção de doenças se faz necessário desenvolver atividades de educação e saúde que possam orientar a prática de hábitos saudáveis capaz de reduzir possíveis eventos cardiovasculares.
Descrição: ALVES JÚNIOR, E. B. Avaliação de Síndrome Metabólica em usuários da Estratégia Saúde da Família. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16424
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaldo Balbino Alves Júnior.pdfPDF - Edvaldo Balbino Alves Júnior9.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.