Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16426
Título: Educação especial e inclusiva: um olhar de professoras acerca da participação de pais ou responsáveis na educação escolar de educandos com deficiência
Autor(es): Silva, Jailma Dionisio da
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Pais
Participação escolar
Data do documento: 2017
Resumo: A Educação Especial e a Educação Inclusiva consolidam-se como processos fundamentais para o desenvolvimento e ampliação do atendimento aos alunos com deficiência. Neste trabalho indagamos de que forma os pais ou responsáveis podem contribuir com o processo inclusivo dos educandos com deficiência? E quais impactos essa participação escolar ativa ocasiona no processo de inclusão social e escolar dos mesmos? Diante destas indagações, o presente estudo objetiva contribuir com o processo de inclusão dos estudantes com deficiência, a partir de reflexões em torno da participação dos pais e responsáveis no processo educativo desses educandos. Esta pesquisa configura-se como qualitativa. Inicialmente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, e posteriormente o método de abordagem utilizado foi o estudo de caso, que teve como instrumento de pesquisa o auxílio do questionário, realizado no Centro Educacional Edvardo Toscano, com a colaboração de professoras de alunos com deficiência, de turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I. Os principais autores utilizados neste estudo foram JANNUZZI (2006), MAZZOTTA (2005) MANTOAN (2006), STAINBACK & STAINBACK (1999), VOIVODIC (2004), CUNHA (2016), SZYMANSKI (2003), dentre outros estudiosos, e documentos legais tais como a LDB nº. 9394/1996, Constituição Federal de 1988, e outros documentos que abordam a temática. A pesquisa mostrou que a participação dos pais/responsáveis no processo educativo de seus filhos acontece, porém esse contato não é frequente devido os afazeres e ocupações do dia a dia. As respostas obtidas reforçaram a importância de uma participação frequente e da necessidade da escola em promovê-la, buscando proporcionar melhorias no processo inclusivo dos educandos com deficiência. Espera-se que as problemáticas levantadas contribuam para o levantamento de novos questionamentos e reflexões em torno do assunto, e auxiliem no despertar do interesse da sociedade acerca dos processos de inclusão.
Descrição: SILVA, J. D. da. Educação especial e inclusiva: um olhar de professoras acerca da participação de pais ou responsáveis na educação escolar de educandos com deficiência. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16426
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Dionisio da Silva.pdfPDF - Jailma Dionisio da Silva12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.