Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16433
Título: Análise da influência da tecnologia digital nas síndromes dolorosas em membros superiores de servidores de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Rodrigues, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Síndrome dolorosa de membro superior
Lesões musculoesqueléticas
Tecnologia digital
Servidor público
Data do documento: 21-Set-2016
Resumo: A realidade atual mostra um crescimento do uso das tecnologias em todas as esferas da sociedade, sendo chamada de “Era da Informação”. Com o avanço da tecnologia, muitas das atividades que antes eram realizadas no computador passaram a ser feitas com smartphones ou tabletes. O uso excessivo desses dispositivos somado a falta de descanso e posições impróprias tem consequências silenciosas podendo causar prejuízos para o organismo e provocar lesões musculoesqueléticas. Dentre os profissionais que trabalham com dispositivos eletrônicos os servidores técnicos administrativos são tidos como um dos mais expostos a riscos para o desenvolvimento de lesões, tendo em vista a realização de movimentos repetitivos, possibilitando a instalação de quadros álgicos. A partir disto, o presente estudo objetivou analisar a influência da tecnologia digital nas síndromes dolorosas em membros superior de servidores de uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa transversal, observacional de caráter descritivo e quantitativo. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário sociodemográfico, do diagrama de Corlett e Manenica e do Questionário Nórdico. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (CEP/UEPB) sob parecer de número 55949416.3.0000.5187. A amostra final incluiu 16 servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Observou-se uma faixa etária entre 28 e 60 anos, com média de 40,1±11,9 anos. De acordo com o diagrama de Corlett e Manenica as áreas mais acometidas foram: pescoço (17,24%), a região da cabeça (15,52%) e o punho/mão (15,52%) nos últimos 30 dias e ombros (19,67%), pescoço (18,03%) e punho/mão (16,39%) nos últimos 12 meses. Notou-se ainda que segundo o questionário Nórdico nos últimos sete dias houve um maior desconforto na região do punho/mão com (23%), pescoço (20,7%) e ombros (18,4). Conclui-se que os servidores possuem elevado índice de desconfortos musculoesqueléticos relacionados ao uso de celulares do modelo smartphones.
Descrição: RODRIGUES, J. da S. Análise da influência da tecnologia digital nas síndromes dolorosas em membros superiores de servidores de uma instituição pública de ensino superior. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16433
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica da Silva Rodrigues.pdfPDF - Jéssica da Silva Rodrigues9.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.