Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16436
Título: Reflexões sobre a rotina da creche: um estudo de caso na creche Abigail Vieira da Silva
Autor(es): Costa, Marcele Ferreira da
Palavras-chave: Rotina
Educação infantil
Prática pedagógica
Data do documento: 2017
Resumo: A Rotina escolar é entendida como o desenvolvimento do trabalho diário por meio de horários, tarefas e atividades cotidianas planejadas e organizadas da melhor maneira possível nas instituições de ensino. Assim, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e a organização da rotina na Creche Abigail Vieira da Silva, na turma do maternal, na cidade de Guarabira – PB. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Para os procedimentos de coleta de dados foi realizada uma entrevista com a monitora da creche-campo e a observação participante. Para a fundamentação dos estudos contou-se com as contribuições de Mantagute (2008), Barbosa (2006) e Oliveira (2011). Na pesquisa evidenciou-se que a falta de uma professora em sala de aula sobrecarrega a monitora, impossibilitando o desenvolvimento de uma rotina adequada. Conclui-se que a rotina é de fundamental importância no desenvolvimento infantil, assim é relevante a realização de atividades de rotina como aquelas que devem ser realizadas diariamente.
Descrição: COSTA, M. F. da. Reflexões sobre a rotina da creche: um estudo de caso na creche Abigail Vieira da Silva. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16436
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcele Ferreira da Costa.pdfPDF - Marcele Ferreira da Costa5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.