Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16439
Título: A contribuição do jogo "Forma 10" para a aprendizagem do conceito do sistema decimal em uma turma de 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Renata Ribeiro da
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Uso de jogos
Educação matemática
Ensino lúdico
Data do documento: 2017
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se a partir de estudos e reflexões a respeito da matemática nos jogos e brincadeiras, destacando sua relevância, o seu íntegro para o progresso do educando em todos os aspectos intelectual, afetuoso, sociocultural e psicomotor, visando à construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada com 20 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar a contribuição do jogo “Forma 10” para aprendizagem conceitual do sistema de agrupamento decimal. Na educação fundamental os jogos e as brincadeiras são importantes no funcionamento integrante do aluno. O uso dos jogos tem como objetivo estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; respeito às regras, espírito de liderança; e ainda, brincar expressando emoções, sentimentos e pensamentos. Nesta perspectiva, desenvolvemos esta pesquisa no sentido de mostrar novos conhecimentos e maneiras da aplicação de jogos para que os alunos percam o medo da disciplina de matemática. A pesquisa de natureza qualitativa e intervenção pedagógica foi realizada com fundamentos teóricos e práticos, a fim de embasar a construção de conhecimentos relativos a temática, são apresentados autores como (Lankshear, knobel, M, 2008); (Vygotsky, 1984);(Oliveira, 2007); (Micotti,1999);( D’Ambrósio,1989);(Dante, 1999), entre outros mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Este trabalho foi baseado em uma pesquisa de campo na qual foram aplicados a realização de atividades envolvendo jogos e brincadeiras no ensino da matemática, a ação ocorreu em três encontros. O objetivo foi alcançado, dando oportunidade de encontrar jogos que podem ser trabalhados para ampliar o conhecimento e desenvolvimento dos alunos.
Descrição: SILVA, R. R. da. A contribuição do jogo "Forma 10" para a aprendizagem do conceito do sistema decimal em uma turma de 3º ano do ensino fundamental. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16439
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Ribeiro da Silva.pdfPDF - Renata Ribeiro da Silva8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.