Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16441
Título: A afetividade como fator contribuinte no enfrentamento a evasão escolar na educação de jovens e adultos
Autor(es): Andrade, Rosilene da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Afetividade
Evasão escolar
Data do documento: 2017
Resumo: A discussão sobre a importância da afetividade, como um fator contribuinte para o enfrentamento a evasão escolar na EJA (Educação de Jovens e Adultos), tem sido uma pauta ascendente nos debates mais relevantes regidos por pesquisadores e estudiosos da área. O alto índice de evasão contabilizado nessa modalidade tem sido um dado preocupante que alerta a escola quanto à necessidade de medidas urgentes para superação desta realidade, tendo em vista os fatores externos e internos que levam os alunos da EJA a abandonarem os estudos antes de concluírem todos os níveis escolares. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da afetividade no enfrentamento ou redução das taxas de evasão na modalidade EJA. Para tanto, realizamos um estudo pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, acrescido de uma pesquisa de campo, através do uso do questionário estruturado, investigando o universo dos educandos(as) que atuam na EJA na Escola José Paulo de França, localizada na cidade de Mari – PB. Com relação a base teórica, dialogamos com autores, como: GOLEMAN (1996), ARRUDA (2014), CARDOSO; FERREIRA (2012); MASSALI (2016), FERNANDES (2002), entre outros. Os resultados obtidos evidenciam que a afetividade é um fator de suma importância no enfrentamento das taxas de evasão referentes a esta modalidade, cuja incidência pode contribuir, positivamente, para que os alunos se sintam motivados a permanecerem estudando.
Descrição: ANDRADE, R. da S. A afetividade como fator contribuinte no enfrentamento a evasão escolar na educação de jovens e adultos. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16441
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilene da Silva Andrade.pdfPDF - Rosilene da Silva Andrade3.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.