Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16443
Título: Sobre a propriedade privada e o caos social: o princípio da desigualdade entre os homens em diálogo com Rosseau e Marx
Autor(es): Moura, Diego Barbosa
Palavras-chave: Desigualdade social
Propriedade privada
Sociedade desigual
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: O presente trabalho possuirá como objeto principal de pesquisa o princípio da desigualdade social de Jean-Jacques Rousseau para em seguida evidenciar a importância da superação desta, proposta pelo filósofo Karl Marx. Portanto, o objetivo do trabalho se apegará a possibilidade dela ser natural ou não, e o momento em que ela surge, desde o estado de natureza até a socialização, mostrando a propriedade privada como causadora e originária da desigualdade social. Neste sentido, serão utilizadas como metodologia as obras dos referidos filósofos e estudiosos contemporâneos do tema, que tratam do conceito exposto neste trabalho, para que haja uma melhor compreensão do tema. Entende-se que é necessário compreender a passagem do homem do estado natural até o contrato civil, tema abordado também por Rousseau, para compreender em que situação encontra-se o conceito de desigualdade social. O objetivo é, além de demonstrar o surgimento da desigualdade, é entender este conceito como um assunto pertinente no contexto atual e no tempo passado. Neste sentido, através da pesquisa teórica enxergar a falta de igualdade em todos os sentidos e, compreender o ponto de vista exposto como conceito que mostra a origem da sociedade desigual.
Descrição: MOURA, D. B. Sobre a propriedade privada e o caos social: o princípio da desigualdade entre os homens em diálogo com Rosseau e Marx. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16443
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Barbosa Moura.pdf4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.