Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16447
Título: O papel da usina de compostagem de resíduos sólidos urbanos na redução dos impactos no meio ambiente no município de Esperança - PB
Autor(es): Almeida, Rennale Rayane Santos Diniz de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Destinação final
Usina de compostagem
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Um grande número de localidades urbanas e rurais, em todo mundo, vem sofrendo transformações ambientais danosas decorrentes do crescimento populacional, industrial e da oferta de bens de serviços descartáveis, gerando o lixo e resíduos industriais diversos, que necessitam cada vez mais de vazadouros e/ou aterros para sua disposição o que é visivelmente muitas vezes, inadequadas a esse fim. A maioria dos municípios brasileiros não tem a infraestrutura necessária para oferecer o tratamento e destinação final adequada aos resíduos sólidos. No estado da Paraíba 98% dos resíduos sólidos urbanos em seus 223 municípios não recebem nenhum tratamento. Evidencia-se que na cidade de Esperança-PB existe uma usina de compostagem, que trabalha como uma central de processamento do lixo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo levantar informações sobre o processo de beneficiamento dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Esperança que são levados para serem processados na Unidade Triagem e Compostagem de lixo urbano. Para alcançar os objetivos propostos, trabalhou-se com a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foram realizadas observações e registros fotográficos do espaço e da disposição do lixo, e entrevistas com os catadores de materiais recicláveis. A unidade, deixou de funcionar dentro dos requisitos básicos para sendo de extrema urgência algumas ações tais como: voltar a fazer a triagem dos materiais na mesa de recepção, voltar a produzir o adubo, organizar os funcionários em cooperativa, comercializar os materiais recicláveis por meio da cooperativa, promover capacitação técnica para os catadores, que irão executar o processo. Em frente a estas dificuldades é necessário que as medidas tomadas para seu gerenciamento sejam muito bem analisadas e selecionadas, adotando-se técnicas diferenciadas de manejo evitando elevados custos que possam inviabilizar sua execução. A sociedade organizada, deve buscar o ministério público para cobrar as medidas cabíveis elencadas na lei 12.305/2010, fiscalizando as ações governamentais de gestão dos RSU, sobretudo no que diz respeito a continuidade de tais políticas para o seu pleno sucesso.
Descrição: ALMEIDA, R. R. S. D. de. O papel da usina de compostagem de resíduos sólidos urbanos na redução dos impactos no meio ambiente no município de Esperança - PB. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16447
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rennale Rayane Santos Diniz de Almeida.pdf17.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.