Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Valmires Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T16:13:15Z | - |
dc.date.available | 2018-04-24T16:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449 | - |
dc.description | BARBOSA, V. G. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando o gênero textual carta de solicitação no desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, enfatizaremos a importância do ensino pautado no uso dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003) e outros, e destacaremos as particularidades do ensino de textos predominantemente argumentativos, com base em Alves (2016), Nordi (2013), Melo e Pereira (2013). Ademais, caracterizaremos o gênero carta e, de forma mais específica, a carta de solicitação, a partir das considerações de Souto Maior (2001, 2004), Loukili (2009), Koche (2012), dentre outros estudiosos. Também, definiremos sequência didática, reproduzindo as noções e o modelo proposto por Dolz et ali. (2004) e, por fim, apresentaremos a nossa proposta, cujo planejamento pautou-se nas considerações de Bezerra (2005). Concluímos que a discussão e a sequência apresentadas constituem-se como um – produtivo – caminho a ser trilhado pelos professores de português na tarefa de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Paulo dos Santos de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Carta de solicitação | pt_BR |
dc.title | O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valmires Gomes Barbosa.pdf | 9.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.