Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Valmires Gomes-
dc.date.accessioned2018-04-24T16:13:15Z-
dc.date.available2018-04-24T16:13:15Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449-
dc.descriptionBARBOSA, V. G. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando o gênero textual carta de solicitação no desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, enfatizaremos a importância do ensino pautado no uso dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003) e outros, e destacaremos as particularidades do ensino de textos predominantemente argumentativos, com base em Alves (2016), Nordi (2013), Melo e Pereira (2013). Ademais, caracterizaremos o gênero carta e, de forma mais específica, a carta de solicitação, a partir das considerações de Souto Maior (2001, 2004), Loukili (2009), Koche (2012), dentre outros estudiosos. Também, definiremos sequência didática, reproduzindo as noções e o modelo proposto por Dolz et ali. (2004) e, por fim, apresentaremos a nossa proposta, cujo planejamento pautou-se nas considerações de Bezerra (2005). Concluímos que a discussão e a sequência apresentadas constituem-se como um – produtivo – caminho a ser trilhado pelos professores de português na tarefa de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Paulo dos Santos de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectCarta de solicitaçãopt_BR
dc.titleO uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valmires Gomes Barbosa.pdf9.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.