Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16456
Título: | O desenho na escola: motivando a criatividade infantil |
Autor(es): | Oliveira, Maria Maiza Leal |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenho - linguagem Criatividade Prática pedagógica |
Data do documento: | 21-Out-2016 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir o desenho da criança enquanto linguagem que estimula a criatividade. Nessa discussão, nosso olhar é direcionado para práticas pedagógicas numa pré-escola, na Educação Infantil, enquanto espaço que deve favorecer o uso autônomo e criativo dessa linguagem. O desenho, além de representar sua linguagem gráfica da criança, representa, para esta, uma forma de comunicação e elaboração de pensamento através de suas criações tematizadas por suas experiências em contextos sociais diversos. A prática na escola, quando relacionada ao uso da própria capacidade da criança em fazer suas próprias criações, passa muito longe do que imaginamos. Tal inquietação nos motivou o desenvolvimento deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso, realizado a partir das minhas próprias observações, na condição de professora auxiliar em uma turma da pré-escola, bem como de observações a desenhos realizados pelas crianças desta referida. Tais observações se constituíram objetos de coleta de dados e de análises. O campo de pesquisa foi uma instituição de rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Os sujeitos envolvidos, crianças de 4 e 5 anos de idade e duas professoras. Buscamos respaldos em estudos realizados por Greig (2004), Ludke (1986), Melo, Brandão e Mota (2009) e Seber (1995), dentre outros. O estudo evidencia que o desenho possibilita a aquisição da linguagem gráfica, bem como o desenvolvimento do pensamento infantil, fatos, que por si só, já justificariam um trabalho que contemplasse as várias facetas da temática. Por fim, concluímos o quão importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem a criação e a imaginação da criança, onde, no caso do trabalho com o desenho as atividades que lhes são propostas não se limitam a ilustração para colorir. É importante o uso de diversas técnicas que motivem a criatividade infantil, de forma espontânea e lúdica. |
Descrição: | OLIVEIRA, M. M. L. O desenho na escola: motivando a criatividade infantil. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16456 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Maiza Leal Oliveira.pdf | 4.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.