Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maríllia Rosalinna Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T16:17:50Z | - |
dc.date.available | 2018-04-24T16:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16461 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. R. P. de. O gênero discursivo tirinhas da Mafalda em livros didáticos: em questão a abordagem da leitura. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz como objeto de análise a proposta de leitura de tirinhas selecionadas em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa e destaca os modos de utilização desse gênero discursivo, enquanto texto para leituras de alunos do ensino fundamental matriculados na modalidade EJA e no Ensino Médio da modalidade regular. Para isso, tem como questão-problema: De que modo as Tiras em Quadrinho da Mafalda caracterizam-se como referência para a prática de leitura, considerando o lugar do “eu” e do “outro” e o(s) sentido(s) situados e sócio-ideologicamente marcados, na construção da leitura para a formação do aluno leitor na escola? Orientados por essa questão, analisa-se, primeiramente, a abordagem do livro didático e, como consequência, sugerem-se outros modos de ler, fundamentados na teoria da Enunciação de Bakhtin. Resultados da análise apontam a predominância de uma abordagem de leitura nos LDs ainda pautadas na centralização do estudo do texto e/ou gramatical, o que motivou a sugestão de uma ressignificação desses modos de ler, tendo em vista a formação do aluno leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Lourdes da Silva Leandro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.subject | Modo de ler | pt_BR |
dc.subject | Tiras em quadrinho da Mafalda | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O gênero discursivo tirinhas da Mafalda em livros didáticos: em questão a abordagem da leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maríllia Rosalinna Pereira de Araújo.pdf | 762.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.