Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Azenilda Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T14:00:16Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T14:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16468 | - |
dc.description | MIRANDA, A. M. O lúdico na educação infantil: jogos e brincadeiras. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem o objetivo de abordar (a importância do lúdico na Educação Infantil através de jogos e brincadeiras, tentando mostrar de que maneira o brincar acontece na vida do indivíduo, e o quanto é importante para ele na sociedade. A brincadeira reflete na criança um contato consigo mesma e com o outro, tornando uma interação prazerosa e significativa para a sua aprendizagem. Percebe-se que os jogos e brincadeiras estão incluídos na vida das crianças, por isso, o lúdico é um dos fatores indispensáveis na relação entre o indivíduo possibilitando a sua criatividade. Dessa forma, acredita-se que o desenvolvimento da criança na sala de aula de Educação Infantil através das atividades lúdicas nos espaços pedagógicos, cabe ao educador o processo do cuidar, educar e brincar. Se necessário, a ajuda dos pais é um fator indispensável para contribuir nesse processo educativo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica a partir das contribuições dos seguintes autores: Hermida (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1988) entre outros, e de campo, de caráter qualitativa e descritiva, iniciada com visita a creche Santo Antônio, em Cuitegi, e em seguida foi realizada neste ambiente escolar, algumas observações, questionários aplicado para quatro professoras, além da prática de intervenção no jardim I. Pode-se dizer que os jogos e brincadeiras são recursos necessários na construção da identidade e autonomia das crianças. Fica claro que os espaços voltados a educação infantil devem ser apropriados para a realização das atividades lúdicas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Desta forma, jogos e brincadeiras na infância vão servir como fonte estimuladora e descontraída na aprendizagem das crianças pequenas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O lúdico na educação infantil: jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Azenilda Maria Miranda.pdf | PDF - Azenilda Maria Miranda | 9.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.