Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Paula Frassinetti Evaristo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T14:37:56Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T14:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16470 | - |
dc.description | SIMÕES, P. F. E. de S. O desenvolvimento da leitura e da escrita no 2º ano da Escola Municipal Fundamental "Joaquim Florentino de Medeiros" - Bananeiras/PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura e a escrita são um conjunto de habilidades, de comportamentos e conhecimentos que se complementam, assim compõem o processo de produção do conhecimento. Contudo, tanto a criança quanto o adulto letrado, passam a ter outra condição social e cultural, mudam seu modo de viver e consequentemente de pensar o mundo. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no 2º ano do Ensino Fundamental I. Nesse sentido o trabalho estrutura-se da seguinte forma: iniciamos com uma introdução; em seguida discorremos sobre as concepções de leitura e escrita; dando continuidade refletimos sobre leitura e escrita no ensino fundamental e o incentivo à leitura e escrita na escola; prosseguindo, descrevemos a metodologia, focando os procedimentos e abordagens, a contextualização do campo de pesquisa, os dados coletados e análise; e por fim abordamos as considerações finais. Sendo assim para fundamentar a pesquisa recorremos a: Cagliari (2003), Ferreiro (1995), Fuza (2007), Piaget (2003), Pangel (2012 ), Vigotsky (1993), entre outros). Como resultado da investigação, concluímos que o incentivo à leitura, principalmente nas ´séries iniciais da vida estudantil é fator determinante para desenvolver o gosto e prazer pela leitura e escrita, e se formar leitores pela vida a fora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da leitura e da escrita no 2º ano da Escola Municipal Fundamental "Joaquim Florentino de Medeiros" - Bananeiras/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Frassinetti Evaristo de Souza Simões.pdf | PDF - Paula Frassinetti Evaristo de Souza Simões | 4.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.