Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida Nascimento-
dc.date.accessioned2018-04-25T14:39:22Z-
dc.date.available2018-04-25T14:39:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16471-
dc.descriptionSILVA, M. A. N. O prazer da leitura na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO gosto e o prazer pela leitura devem ser desenvolvimentos e estimulados desde a sua mais tenra idade. Nesse sentido, a escola e a participação da família são os espaços de suma importância nesse processo, para que a criança possa adquirir esse gosto pela leitura. Dessa forma este trabalho apresenta resultados da pesquisa O Prazer da Leitura na Educação Infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PB. Sendo assim, teve como objetivo inicial: analisar a prática pedagógica da professora de educação infantil no que se refere ao incentivo à leitura. Para tanto, a pesquisa foi estruturada da seguinte forma: inicialmente uma introdução ao trabalho; em seguida o referencial teórico que se configurou em: a criança e a apropriação do sistema alfabético; aspectos motivacionais da Leitura na Educação infantil; letramento e aquisição da leitura, os contos de fadas como recurso para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Dando continuidade descrevemos os aspectos metodológicos. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo com estudo de caso, alicerçada por autores, tais como: Freire (1989), Lima, Rosa (2012), Soares (2006), Severino (2007), Gil (1999), Vernon (1973), Minayo (1994) dentre outros teóricos. Quanto à coleta de dados, se deu por meio de questionário. Como resultados, percebeu-se que existem ações de leituras principalmente as rodas de leituras, contudo há necessidade de se repensar as metodologias utilizadas, assim como ações educativas no sentido de propiciar o prazer pela leitura. Nessa linha de pensamento, a instituição precisa atentar para formação continuada dos professores e disponibilizar melhores recursos para incentivar a criança no prazer pela leitura, fazendo uso da literatura infantil como recurso a contribuir para o processo de ensino/aprendizagem no que se refere a aquisição da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO prazer da leitura na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Nascimento Silva.pdfPDF - Maria Aparecida Nascimento Silva7.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.