Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Aparecida Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T14:39:22Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T14:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16471 | - |
dc.description | SILVA, M. A. N. O prazer da leitura na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O gosto e o prazer pela leitura devem ser desenvolvimentos e estimulados desde a sua mais tenra idade. Nesse sentido, a escola e a participação da família são os espaços de suma importância nesse processo, para que a criança possa adquirir esse gosto pela leitura. Dessa forma este trabalho apresenta resultados da pesquisa O Prazer da Leitura na Educação Infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PB. Sendo assim, teve como objetivo inicial: analisar a prática pedagógica da professora de educação infantil no que se refere ao incentivo à leitura. Para tanto, a pesquisa foi estruturada da seguinte forma: inicialmente uma introdução ao trabalho; em seguida o referencial teórico que se configurou em: a criança e a apropriação do sistema alfabético; aspectos motivacionais da Leitura na Educação infantil; letramento e aquisição da leitura, os contos de fadas como recurso para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Dando continuidade descrevemos os aspectos metodológicos. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo com estudo de caso, alicerçada por autores, tais como: Freire (1989), Lima, Rosa (2012), Soares (2006), Severino (2007), Gil (1999), Vernon (1973), Minayo (1994) dentre outros teóricos. Quanto à coleta de dados, se deu por meio de questionário. Como resultados, percebeu-se que existem ações de leituras principalmente as rodas de leituras, contudo há necessidade de se repensar as metodologias utilizadas, assim como ações educativas no sentido de propiciar o prazer pela leitura. Nessa linha de pensamento, a instituição precisa atentar para formação continuada dos professores e disponibilizar melhores recursos para incentivar a criança no prazer pela leitura, fazendo uso da literatura infantil como recurso a contribuir para o processo de ensino/aprendizagem no que se refere a aquisição da leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O prazer da leitura na educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal Nicolau Lucena de Moura/Bananeiras/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Aparecida Nascimento Silva.pdf | PDF - Maria Aparecida Nascimento Silva | 7.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.