Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Márcia Suélen Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T14:41:20Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T14:41:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16473 | - |
dc.description | SILVA, M. S. F. de. A indisciplina escolar no contexto social. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indisciplina está relacionada com um conjunto de valores que variam ao longo do tempo, várias transformações ocorrem devido às diferentes culturas existentes na sociedade. A indisciplina se refere a toda uma ação moral executada pelo sujeito e que está em desacordo com as leis, ou seja, qualquer ato de rebeldia é considerado indisciplina. Como por exemplo, se no ambiente escolar o aluno descumpriu as normas da escola insultou ou agrediu o colega, o indivíduo teve uma atitude indisciplinar. Muitos desses atos praticados pelos alunos se originam dentro do ambiente familiar. Alguns fatores podem contribuir para o surgimento desses problemas, a falta de diálogo, orientação, indisciplina pode gerar várias consequências na criança. Quando nos referimos à indisciplina, o ideal é que se faça uma análise de todo o contexto social onde a criança esta inserida, porém a realidade e o meio social do indivíduo têm grande influencia em suas atitudes. A família tem o papel de educar, exemplar, só que algumas famílias estão faltando com esse compromisso, o diálogo entre pais e filhos se torna cada dia mais difícil, o que leva os filhos a buscarem respostas para certas curiosidades fora de casa. Essa é uma das razões que faz com que a indisciplina seja considerada também um problema cultural. A escola também pode contribuir para o desenvolvimento moral e disciplinar, mas está abaixo da família. A família é o principal responsável em educar e ensinar os filhos os princípios básicos da educação. Como forma de intervenção à indisciplina, a família e escola devem estar sempre unidas em busca de soluções que possam amenizar os problemas. Pode ser realizado uma trabalho pedagógico com a finalidade de conscientizar os alunos sobre a gravidade de seus atos, informando o dever com o respeito, às regras, e sim principalmente ensinando-os a conviver com a diferença. O objetivo desse trabalho é compreender porque alguns alunos têm certos comportamentos e quais os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude. Esse trabalho foi realizado através de pesquisa em referências bibliográficas e consulta a textos disponibilizados na internet. Através desse trabalho podemos observar também que a intervenção à indisciplina num processo disciplinar, deve ser desenvolvido juntamente com a família, através de uma parceria, a fim de conscientizar, orientar, trazer a família á escola e ajudá-los a solucionar o problema. Só assim acreditamos que essa atitude no interior da escola seja amenizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Projeto político família | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A indisciplina escolar no contexto social | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Márcia Suélen Fernandes da Silva.pdf | PDF - Márcia Suélen Fernandes da Silva | 4.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.