Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16479
Título: A minha história e o crime: Aspectos do desenvolvimento criminal
Autor(es): Dantas, Lucas de Farias
Palavras-chave: Carreira criminal
Psicologia jurídica
Delinquência juvenil
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: John Duffy, Albert DeSalvo, Adrian Babb foram serial killers muito conhecidos e, assim como vários outros, possuem, dentre muitos detalhes, um em comum: começaram em crimes menores (arrombamento, assédio) e mudaram para crimes maiores (estupro, homicídio). Os trabalhos desenvolvidos na linha da carreira criminal têm sido importantes para questões de desenvolvimento de políticas públicas e para os processos de investigação criminal, visto que se tem acesso a dados como, por exemplo, fatores de risco e padrões de delito. Com isso, o objetivo deste trabalho foi identificar características relacionadas ao desenvolvimento da carreira criminal. Ou seja, detectar as características do comportamento delinquente, elaborando um perfil comportamental dos infratores que permita, por exemplo, identificar quais os fatores mais comuns nos primeiros delitos, os fatores que estão se manifestando no desenvolvimento do comportamento criminoso. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionário anônimo aplicado a 90 detentos da Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora (Serrotão). Das questões provenientes do questionário foram originadas variáveis a serem analisadas estatisticamente através do Statistical Package for Social Sciences-SPSS. Diante dos dados coletados, foi concluído que o perfil do infrator que cumpre pena no presídio regional do Serrotão é de homens em geral com 34.8 anos de idade (D.P 10.4); pardo; casado; que estudou até o sexto ano do ensino fundamental; possuidor de uma renda econômica entre 1 e 2 salários mínimos; com histórico de participação em brigas, geralmente em locais públicos; morador de bairros inseguros com ocorrências frequentes de crimes e fácil acesso a drogas. Em relação ao histórico familiar, a maioria desses indivíduos possui família numerosa, com 3 ou mais filhos; há maior abuso de álcool ou drogas pelos pais e histórico de familiares presos. Com relação aos seus próprios crimes, são reincidentes e o crime que mais ocasionou suas prisões foi o de roubo. No entanto primeiro crime da vida foi o de homicídio. Em suma, a partir dessa presente pesquisa observa-se a importância de atuação preventiva em detentos com dependência química, para redução das taxas de crimes. Com relação ao desenvolvimento da carreira criminal o indicativo de especialização na conduta criminosa apenas na categoria de furto, que tende a se manter com o tempo, aspecto que deve ser aprofundado em pesquisas futuras. Além disso, o dado de que estupradores costumam a se envolver ou já possuir histórico com o crime de furto é um aspecto que facilita a investigação criminal.
Descrição: DANTAS, L. de F. A minha história e o crime: Aspectos do desenvolvimento criminal. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16479
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas de Farias Dantas.pdfPDF - Lucas de Farias Dantas57.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.