Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Mayara Gomes de-
dc.date.accessioned2018-04-25T15:11:31Z-
dc.date.available2018-04-25T15:11:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16482-
dc.descriptionLIMA, M. G. de. Tapete literário: processo de aprendizagem dinâmica para crianças do ensino fundamental (I) na Escola Arnoud Dantas do Nascimento - Cacimba de Dentro/PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisou, a partir de uma experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita de contos, e atividades do cotidiano com estudantes do 4º ano A (turno matutino), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaud Dantas do Nascimento. Esse estudo teve como lócus de pesquisa uma escola da rede Municipal de ensino que funciona no município de Cacimba de Dentro- PB. Escolheu-se analisar um projeto específico desenvolvido como demanda de incentivo à produção pedagógica durante a disciplina de Estágio Supervisionado da UEPB, como finalidade de relatar nossas experiências vivenciadas na aplicação do projeto. Nesse sentido, definimos como tema o projeto “TAPETE LITERÁRIO: PROCESSO DE APRENDIZAGEM DINÂMICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (I)”. O foco se deu a partir da observação participante, pois, como professora, há alguns anos, foi possível observar e acompanhar os passos e as dificuldades encontradas entre os estudantes, para que possam ampliar a sua capacidade de leitura e escrita e para que tenham estimulo e prazer em ler, além de vivenciar com os colegas a capacidade imaginativa para a ideia da magia da leitura, proporcionado pela literatura. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Alves (1010) Piaget (2010), Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Penet (1998), Moura e Aquino (2014); Fiorenze (2003); Lira e Salustiano (2013); Xavier (2014); Cunha (2012), Teles (2003), Kramer (2012), dentre outros. O método de pesquisa foi definido como análise qualitativa com observação participante, uma vez que o mesmo permitiu compreender a rotina das crianças, a interação, socialização e avanços no processo de ensino aprendizagem, tanto dentro das regras formais, quanto das experiências vividas. Além disso, optou-se por trabalho de pedagogia de projetos e pesquisa, com visita, a biblioteca da escola, sacola literária e construção de livros de história e contos para despertar o interesse pela leitura e escrita, para ir além da fantasia, viajando através do tapete literário. Consideramos, então, que o trabalho logrou êxito e, entre as muitas atividades desenvolvidas e analisadas, representou um importante meio de incentivo aos processos de leitura e escrita dos estudantes que participaram da pesquisapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Belarmino Mariano Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTapete literáriopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleTapete literário: processo de aprendizagem dinâmica para crianças do ensino fundamental (I) na Escola Arnoud Dantas do Nascimento - Cacimba de Dentro/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Gomes de Lima.pdfPDF - Mayara Gomes de Lima7.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.