Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16491
Título: Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a importância da filosofia na formação cidadã
Autor(es): Rodriguês, Géssica Araújo
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Cidadania
Estágio supervisionado
Data do documento: 2017
Resumo: O estágio supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente trabalho, que visa á preparação para o trabalho efetivo dos educadores. É um momento importante para os estudantes dos cursos de licenciaturas, porque possibilita ao estagiário maior compreensão das atividades realizadas numa sala de aula e sua relação com sociedade na qual a escola está inserida. Nosso Estágio Supervisionado I, II e III em Filosofia realizou-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Aníbal Moura, localizado no bairro Ponta de Mato em Cabedelo – PB e teve como objetivo analisar a importância do ensino de Filosofia para a formação do cidadão a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Nesse mesmo tempo, também se observou a relação professor-aluno, com ênfase no conhecimento prévio dos discentes do ensino médio em relação à disciplina de filosofia e os benefícios que ela traz para o exercício da cidadania. Para tanto, procuramos mostrar a importância do ensino de filosofia, enquanto instância de promoção do ser humano por meio da ação reflexiva, que resulta num exame crítico de suas convicções, conceitos e preconceitos e de suas crenças. A metodologia empregada para a sua realização se deu por meio do método de observação de aulas num primeiro momento, e num segundo, a realização do estágio docente com aulas regenciais nas turmas do Ensino Médio. Diante de tudo que foi vivenciado nessa etapa formativa, pudemos perceber a importância do estágio na formação docente, porque, ao mesmo tempo em que enriquece a ação do futuro docente, possibilita a ampliação da consciência da relevância de sua tarefa frente aos desafios que se colocam na efetivação de um processo formativo que tem na cidadania plena um dos seus pilares.
Descrição: RODRIGUÊS, G. A. Relatório final de estágio supervisionado em filosofia: a importância da filosofia na formação cidadã. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14555
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16491
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Araújo Rodriguês.pdfPDF - Géssica Araújo Rodriguês1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.