Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16500
Título: Relatório final de estágio supervisionado de filosofia: o professor como mediador do debate filosófico em sala de aula
Autor(es): Brandão, Anderson de Almeida
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Relato de experiência
Estágio supervisionado
Data do documento: 2017
Resumo: O Estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr em uso” conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. O presente relatório de Estágio Supervisionado II em Filosofia descreve em seu conteúdo os eventos e atividades relacionadas às experiências vividas durante o período de observação que aconteceu no Liceu Paraibano. E faz também uma abordagem teórico-filosófica acerca da importância do ensino de filosofia para a formação do cidadão. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada no campo de estágio de uma escola da rede pública do Estado da Paraíba. Utilizando-se de recursos como a observação, entrevistas escritas e orais e diálogos informais. Ele é resultado do trabalho desenvolvido no Componente Curricular Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba, durante o primeiro semestre de 2016, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise de aulas de filosofia em turmas do ensino médio, tendo como referencial teórico de análise Lorieri (2002), Pimenta e Lima (2004), Sônia Campaner (2012), Lídia Maria Rodrigo (2014) e Antônio Joaquim Severino (2002). Contudo o estágio contribuiu na formação essencial para métodos educativos, centrados nas experiências vividas. Através das observações e entrevistas realizadas, verificamos que a disciplina filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006).
Descrição: BRANDÃO, A. de A. Relatório final de estágio supervisionado de filosofia: o professor como mediador do debate filosófico em sala de aula. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14545
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16500
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson de Almeida Brandão.pdfPDF - Anderson de Almeida Brandão2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.