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dc.contributor.authorLima, Maria Elza Belarmino dos Santos
dc.date.accessioned2018-04-25T15:45:11Z-
dc.date.available2018-04-25T15:45:11Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.otherCDD 100
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14547
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16502-
dc.descriptionLIMA, M. E. B. dos S. Educação em ação: teoria e prática em filosofia no ensino médio. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela acadêmica Maria Elza Belarmino dos Santos Lima, no seu estágio curricular obrigatório supervisionado, realizado como requisito parcial para conclusão do Curso de Filosofia, da Universidade Estadual da Paraíba, bem como a relação aluno/professor no processo ensino-aprendizagem. Mostra que através de filósofos que pensaram em Educação, desenvolve-se no texto argumentos que põe em evidência a atual situação do ensino de Filosofia, com sugestões que apontam para uma atividade filosófica apoiada em uma proposta de ensino de Filosofia que trabalhe conceitos e temas como forma de colaborar para a educação real do cidadão. A Filosofia, como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou e tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas. em evidência a atual situação do ensino de Filosofia e ainda põe sugestões que apontariam para uma atividade filosófica que estivesse apoiada naquilo que a Filosofia de fato é especialista, que seja criar conceitos, uma proposta de um ensino de Filosofia que trabalhe conceituação como forma de colaborar para a educação real do cidadão. Pois, a Filosofia como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas. Após quase 40 anos, as disciplinas de Filosofia e Sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do ensino médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. A medida tornou obrigatório o ensino das duas disciplinas nas três series, do ensino médio que haviam sido banidas do currículo em 1971 e substituídas por Educação Moral e Cívica. Através das observações e atividades realizadas, verificamos que a disciplina Filosofia no ensino médio, na prática, ainda se encontra muito distante das expectativas teóricas e das determinações programáticas curriculares do MEC (2006).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleEducação em ação: teoria e prática em filosofia no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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