Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sandilma Serafim da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T18:03:36Z | - |
dc.date.available | 2018-04-25T18:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-01 | |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8835 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16510 | - |
dc.description | SILVA, S. S. da. O cinema como estratégia pedagógica no ensino de geografia. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em fundamentos da educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo de caráter bibliográfico tem como foco “O cinema como estratégia pedagógica no ensino de Geografia”, no qual buscar resgatar subsídios teóricos e vivenciais com enfoques no cinema brasileiro. Desse modo, centra seu objetivo numa analise da contribuição que o cinema pode oferecer ao ensino de Geografia, bem como, verificar a relação existente do cinema com a realidade sócia educacional do aluno como forma buscar de novos conhecimentos no componente curricular de Geografia. Assim, o estudo focaliza seu eixo temático direcionado para os tópicos: o ensino da Geografia na atualidade, tendo como parâmetro a crise do estudo em sala de aula, observando as possibilidades de trabalhar a Geografia com a adesão dos sujeitos da aprendizagem; o cinema num enfoque histórico, resgatando-o como a sétima arte e sua atuação no Brasil, com destaque a filmes que representam o movimento do cinema novo no Brasil e sua caracterização e o cinema no ensino de Geografia no espaço escolar, com os recursos que ajudam; as contribuições das novas tecnologias na inserção do cinema em sala de aula e as sugestões e procedimentos ao utilizar o cinema em sala de aula no ensino de geografia, tendo como foco central o filme de título “Casa de Areia” um filme brasileiro que surgiu no século XX, no ano de 2005, que se caracteriza como o gênero „drama‟, que é dirigido por Andrucha Waddington1, o desfecho acontece nos “lenções maranhense” do município de Santo Amarodo estado do Maranhão no Nordeste brasileiro. Para tanto, buscou-se literatura em autores que abordam a temática do cinema trabalhado em sala de aula, assim como, sua importância no ensino de geografia. Dentre eles com destaque: Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Campos (2006), Libâneo (2002), Louro (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - História do Cinema Mundial), Neves (2010), Gusmão e Sampaio (2005), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros, que abordam a temática em estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rômulo Cesar Araújo Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Estratégia pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Realidade socio educacional do aluno | pt_BR |
dc.title | O cinema como estratégia pedagógica no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandilma Serafim da Silva.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.