Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16512
Título: Uso do blog na escola: construindo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
Autor(es): Sousa, Valdilene Aguiar Diniz
Palavras-chave: Interatividade
Tecnologia na educação
Ciberespaço
Weblogs
Data do documento: 7-Jul-2016
Resumo: No intuito de compilar melhores meios que conduzam a uma aprendizagem de qualidade é que muitos educadores buscam uma conexão entre Educação e Tecnologia. A proposta deste trabalho é refletir o uso do blog como recurso colaborativo no processo de ensinoaprendizagem e a interação entre professor e aluno, bem como explorar a diversidade de linguagem que acontece no ciberespaço. Enfatiza-se ainda, a participação do professor em situação de comunicação e compartilhamento de informações com os pais e alunos, tendo em vista que o blog é uma ferramenta de interatividade. Analisando o ciberespaço, no conceito de Pierre Lévy (1999), como um mundo virtual, palpável, que surge da interconexão mundial de computadores e converge em si os mais diversos meios de comunicação, veremos que a escrita é mediada por meio de uma textualidade chamada de textos digitais, dentre os quais delimitamos neste estudo os weblogs. Dentre as características comuns a maioria dos gêneros textuais digitais, Marcuschi (2010) lista a alta interatividade estabelecida entre os participantes da comunicação mediada. Na perspectiva da interatividade e de uma maior motivação nas aulas, visando uma aprendizagem mais eficaz, foi criado um blog da turma do 3º Normal, do Colégio Normal Francisca Mendes, com a intenção de coletar dados que comprovem ou não que o blog pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e que esta ferramenta trará inovação e motivação das aulas através da interação do professor com a turma.
Descrição: SOUSA, V. A. D. Uso do blog na escola: construindo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em fundamentos da educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10412
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16512
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdilene Aguiar Diniz Sousa.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.