Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16516
Título: A literatura picaresca: uma análise comparativa entre "Lazarillo de Tormes" e "O Auto da Compadecida"
Autor(es): Silva, Maria José Ferreira da
Palavras-chave: Lazarillo de Tormes (Obra)
O Auto da Compadecida (Obra)
Literatura picaresca
Ariano Suassuna (Escritor paraibano)
Literatura comparada
Data do documento: 24-Abr-2018
Resumo: Este trabalho tem como corpus as obras Lazarillo de Tormes, de autoria anônima, e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se de duas obras como corpuscomparativo no qual procuramos, a partir da análise do corpus mediante a categoria personagem, fazer uma análise comparativa a fim de evidenciar personagem as marcas picarescas em cada uma delas e, consequentemente, como tais marcas fazem com que os personagens principais se configurem como pícaros. Para tanto, valemo-nos dos estudos de González (1994), Candido (2004), Suárez (1926), Maia (2012). Por fim, ressaltamos o caráter subversivo dos protagonistas e a importância deles no processo de compreensão da forma como sujeitos subalternos intentam romper com as rígidas estruturas hegemônicas de poder, as quais são responsáveis por relações sociais assimétricas.
Descrição: SILVA, M. J. F. A literatura picaresca: uma análise comparativa entre "Lazarillo de Tormes" e "O Auto da Compadecida". 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16516
ISSN: CDD 801.95
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PDF - Maria josé Ferreira da Silva.pdf655.06 kBDesconhecidoVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.