Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16525
Título: Atividades de caça em áreas rurais do município de Taperoa-PB: Caracterização e usos da fauna silvestre
Autor(es): Santos, Sebastiana Lima dos
Palavras-chave: Caça
Conservação das espécies
Fauna cinegética
Atividades cinegéticas
Data do documento: 23-Mar-2017
Resumo: As atividades de caça são praticadas na região semiárida para fins de alimentação, criação e proteção. A carne de animais silvestres faz parte da dieta de várias comunidades, a cultura exerce um papel importante nos modos de usos. Diante disto, esta pesquisa objetivou documentar e caracterizar as atividades de caça, considerando suas influências sociais e culturais em zonas rurais do município de Taperoá, PB, Brasil. Foram utilizados questionários semiestruturados para obtenção de coleta de dados e conversas informais contendo perguntas referente à caça. A fauna cinegética foi representada por um total de 49 espécies e o grupo que mais se destacou foi o de aves (n=29), em seguida, os mamíferos (n=15), por último os répteis (n=5). Houve variação no número de espécies citadas de acordo com os parâmetros socioeconômicos. Para uso alimentar, os mamíferos e as aves foram os grupos mais mencionados entre os entrevistados. Os répteis foram abatidos por motivos de desprezo ou proteção. Foram citadas 14 espécies de aves criadas como animais de estimação. Técnicas inéditas para o semiárido foram descritas pelos entrevistados, são as seguintes: Cacetada ou paulada, com as mãos e toco. Isso demonstra que a população interage com a fauna local, sendo a caça uma das principais ameaças ao domínio caatinga. Evidencia-se a necessidade de planos de conservação que considerem os aspectos socioeconômicos e culturais da região para a conservação das espécies.
Descrição: SANTOS, S. L. dos. Atividades de caça em áreas rurais do município de Taperoa-PB: Caracterização e usos da fauna silvestre. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16525
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastiana Lima dos Santos.pdfPDF - Sebastiana Lima dos Santos11.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.