Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Maria de Lourdes Gomes da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T18:00:50Z | - |
dc.date.available | 2018-05-02T18:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16534 | - |
dc.description | RAMOS, M. de L. G. da C. O lúdico como fator motivacional no ambiente escolar. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta discussões sobre o fator lúdico no ambiente escolar. Este é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. E dessa forma teve como objetivo geral analisar as contribuições que o lúdico oferece nos processos de ensino e aprendizagens. Inicialmente apresenta um breve estudo histórico sobre o lúdico na educação, a necessidade da motivação no ambiente escolar e importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagens. Posteriormente oferece uma visão sobre o referencial metodológico da pesquisa, como os procedimentos, características, instrumentos de pesquisa e os resultados obtidos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa por meio de fontes bibliográficas como obras, artigos e documentos que discorrem sobre o tema abordado. E dessa forma, recorremos aos seguintes autores: Maluf (2008); Gil (2010); Gadotti (2005), entre outros. Contudo, para efetivar a pesquisa, a coleta de dados foi por meio de entrevistas. Os resultados revelaram a confirmação de que o lúdico utilizado como um fator que proporciona motivação para as práticas desenvolvidas no ambiente escolar são mesmo desafiadoras e capazes de gerar boas contribuições na construção do aprender, identificamos mudanças importantes com relação à aprendizagem dos alunos a partir da introdução de atividades lúdicas no ambiente escolar. Por último apresenta as considerações finais sobre todo o estudo realizado, mostra pontos relevantes, pontos de melhorias e que cada envolvido na educação se mostre em constante construção e que por meio dos elementos mostrados seja capaz de se reinventar e criar novas situações de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico como fator motivacional no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Lourdes Gomes da Cruz Ramos.pdf | PDF - Maria de Lourdes Gomes da Cruz Ramos | 4.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.