Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Maria Helena Pessoa | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T18:11:34Z | - |
dc.date.available | 2018-05-02T18:11:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16545 | - |
dc.description | MOREIRA, M. H. P. A importância do lúdico na Escola Noemi de Holanda Mariz e suas contribuições. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse Trabalho de Conclusão de Curso é levar e introduzir o lúdico na realidade do cotidiano da Escola Noemi de Holanda Mariz na cidade de Sapé, estado da Paraíba, através de um projeto de intervenção com o objetivo de contribuir no processo de aprendizagem das crianças, sua educação e desenvolvimento social. Socializando, pois, saberes e conhecimentos com a presença dos jogos, brincadeiras e as presentes estratégias em sala de aula, levando a criança a brincar, aprendendo e vivendo a realidade prazerosa da brincadeira diante das atividades pedagógicas. Revelando-se um recurso útil no processo educativo, pois dessa maneira baseado nas pesquisas fundamentadas dos autores Piaget e Vygotsky, onde Piaget apresenta quatro estruturas básicas de jogos infantis, que vão sucedendo e aplicando-se nesta ordem: jogo de exercício, jogo simbólico/dramático, jogo de construção, jogo de regras. A acuidade de jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a limitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o valor do conteúdo de um jogo deve ser avaliado em relação ao estágio em que se encontra a criança, como a criança obtém conhecimento e pondera. Enquanto, Vygotsky, instituem uma relação restrita entre o jogo e aprendizagem conferindo uma grande importância. Para entender melhor essa importância é preciso relembrar algumas ideias de sua teoria no desenvolvimento cognitivo. A principal é que o desenvolvimento cognitivo deriva da interação entre a criança e as pessoas com quem manter contanto regulares. E colocando a realidade da escola aliada a universo prazeroso do lúdico junto as práticas no dia a dia das crianças, os resultados foram positivos em meio aos projetos desenvolvidos para reconstrução de uma escola nova e transformadora, produzindo efeitos transformando no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luiz Hermínio do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico na Escola Noemi de Holanda Mariz e suas contribuições | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Helena Pessoa Moreira.pdf | PDF - Maria Helena Pessoa Moreira | 7.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.