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dc.contributor.authorLindolfo, Valteíria Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-02T18:15:15Z-
dc.date.available2018-05-02T18:15:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16547-
dc.descriptionLINDOLFO, V. P. da S. Educação ambiental e ensino: o impacto da conscientização na formação dos educandos. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs seres vivos têm experimentado nesses últimos séculos um crescimento populacional, das ciências e nas tecnologias. No Brasil, a EA envolve um leque de dimensões, não apenas voltando-se à proteção e uso sustentável dos bens naturais, mas engloba a propositura da construção de uma sociedade mais sustentável. Das alternativas para a inclusão da temática ambiental, o âmbito escolar é um dos mais propícios. Porém, estas atividades precisam extrapolar esse espaço e promover aprendizado na vida como um todo. O objetivo dessa pesquisa é descrever os principais impactos positivos decorrentes da EA, as dificuldades ainda encontradas pela ciência no ensino fundamental I na E. E. E. F. M. Jardilina Cruz Pereira/ Mulungu - PB e na comunidade em que ela está situada. Pretende-se abordar as questões ambientais no século XXI, como se insere e se executa a EA nos componentes dos currículos escolares e dialogar sobre o tema , para que se possa colocar a teoria na prática. A EA deve assumir uma concepção mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas, incorporando a proposta de construção de sociedades sustentáveis. para atingir os objetivos propostos na presente pesquisa ocorreram através do levantamento bibliográfico, como sites, revistas, artigos e livros sobre o assunto aqui transcorrido; do reconhecimento de campo; conhecimento empírico decorrente da vivência em âmbito escolar. Utilizou-se como um dos recursos para a avaliação da EA os pressupostos escritos por ZAKRZEVSKI e SATO (2007); LIDNER (2012); além da Lei nº 9795, de 1999, como base desse estudo. No decorrer da historia da educação brasileira, o ensino do campo sempre foi assistido pelo poder público com politicas paliativas, não levando em conta o contexto, as convivências sociais em que as escolas estavam situadas, as relações produtivas e culturais estabelecidas no território ocupado. Para que se venha a trazer bons resultados em um projeto ambiental de qualidade, deve ser iniciado, antes de qualquer coisa, com o comprometimento e a participação de toda a comunidade escolar. Esta, por sua vez, necessita, sobretudo, entender os objetivos e a finalidade do projeto, postos de forma clara e, conceber esse projeto, como algo importante que trará inúmeros benefícios, no que tange a qualidade de vida e o desenvolvimento de toda a comunidade, dentro e fora da escola. A partir da análise das informações resultantes da aplicação do instrumento de pesquisa identificam-se algumas mudanças de atitudes por parte dos alunos. Conscientizar o discente sobre questões de educação ambiental não é uma tarefa fácil, pois todos querem livrar-se, o quanto antes do lixo produzido e, uma vez, os resíduos colocados distantes dos olhos, acredita-se que não se têm mais responsabilidades pelos mesmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Anastácia Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleEducação ambiental e ensino: o impacto da conscientização na formação dos educandospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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