Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16550
Título: O teatro e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em sala de aula: um diálogo possível
Autor(es): Salvador, Tiago
Palavras-chave: Ensino de história
Cultura afro-brasileira
Cultura africana
Cultura indígena
Jogos teatrais
Data do documento: 2017
Resumo: A discussão que perpassa o ensino de história nos tempos atuais nos coloca desafios a serem superados. No contexto do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena a atenção à superação dos tantos obstáculos que se colocam é, ainda mais intenso. Neste trabalho discutimos alternativas possíveis para o ensino de história e para a inserção da lei 10.639/2003 e 11.645/2008 que obriga o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nas escolas públicas e privadas de ensino na educação básica no Brasil. Essa foi uma vitória resultante das lutas dos movimentos sociais negros e indígenas no país. Em suma, a implantação dessas e de outras políticas públicas de ações afirmativas, evidencia o protagonismo do negro e do índio e sua importância no contexto da história do Brasil e do mundo. A busca por ferramentas eficientes para tratar das referidas leis no contexto da sala de aula, tem sido um desafio que poucos professores solucionaram, na perspectiva de tirar o aluno da condição de ouvindo passivo e possibilitar o protagonismo das populações negras e indígenas acerca da abordagem das relações étnicos-raciais em sala de aula. Assim sendo, a linguagem teatral e os jogos teatrais enquanto expressão artística e linguagem educacional por excelência, toma emprestada as emoções de quem as pratica e propicie um ambiente favorável para inserção dos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena numa ação espontânea, fazendo da sala de aula um espaço de criação e construção do saber através do lúdico. A nós professores e professoras essa linguagem se coloca como uma potente possibilidade pedagógica para sanar a problemática em questão, pois no aluno o mais importante é proporcionar a vivência do conteúdo de modo que ele se aproprie do mesmo. Essa prática vai além de uma metodologia sistemática de ações que não surtem efeito, nem mesmo em quem as executam.
Descrição: SALVADOR, T. O teatro e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em sala de aula: um diálogo possível. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16550
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Salvador.pdfPDF - Tiago Salvador11.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.