Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16551
Título: O trem e sua importância econômica, cultural e social para cidade de Alagoa Grande-PB
Autor(es): Nascimento Júnior, Samuel Araújo do
Palavras-chave: Trem
Modernidade
Alagoa Grande
Alagoa Grande - PB
Data do documento: 2017
Resumo: Durante a primeira república, o Brasil vivenciou um momento que buscava se colocar como um país moderno a todo custo, em contrapartida convivia com um sistema politico dominado por oligarquias aonde os “coronéis” regavam de grande poder. O presente trabalho tem como objetivo trabalhar a introdução da linha férrea, assim como, as mudanças provocadas por este novo meio de transporte durante a primeira república. Elaborando um exercício de analise em torno do impacto promovido por esta novidade, envolvendo o meio econômico, político e sociocultural, dando atenção especial à cidade de Alagoa Grande-PB. Foi de grande importância para elaboração deste trabalho referência tomada a partir dos textos de Gervásio Aranha, José Avelar Freire e José Murilo de Carvalho. A partir das pesquisas ficou evidenciada a lógica da politica daquele período, assim como, a dimensão do avanço econômico do município de Alagoa Grande naquele período.
Descrição: NASCIMENTO JÚNIOR, S. A. do. O trem e sua importância econômica, cultural e social para cidade de Alagoa Grande-PB. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16551
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Araújo do Nascimento Júnior.pdfPDF - Samuel Araújo do Nascimento Júnior3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.