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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira Neto, Francisco Camilo | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T17:47:57Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T17:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16556 | - |
dc.description | PEREIRA NETO, F. C. Raça, condição social e evasão no ensino médio em escola pública estadual na cidade de Mulungu/PB. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute os principais fatores que influenciam na evasão escolar de jovens negros/as no Ensino Médio, em uma escola pública estadual localizada na cidade de Mulungu/PB. Os fatores que contribuem para perpetuação da segregação racial, social e educacional a partir das experiências vivenciadas na supramencionada instituição educacional no período de 2013 a 2017 foi à motivação da pesquisa. Para tanto se aplicou um questionário a 45 estudantes e se recorreu a uma pesquisa bibliográfica, a fim de evidenciar o histórico de exclusão social que perdura, conforme consta por meio dos dados coletados. Situada em uma área de vulnerabilidade social a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camarazal tem seu corpo discente formado por educandos que convergem das demais escolas públicas do município. No entanto, é digno de nota o fato de haver um número reduzido de alunos negros matriculados no Ensino Médio. Tal constatação suscitou reflexão e a formulação da hipótese de que fatores sociais impedem a população negra de concluir a Educação Básica. Concluiu-se que outrora leis foram criadas a fim de impedir o acesso de negros/as a escola, atualmente o ingresso na instituição educacional é garantido, porém as condições necessárias para permanência são negligenciadas pelo poder público, o que faz com que mesmo a escola inserindo os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, os jovens negros são os que mais evadem, ou seja, são excluídos da escola, não por negligência da instituição, mas por questões sociais e econômicas, já que precisam trabalhar para ajudar os pais no sustento das famílias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Condição social | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Raça, condição social e evasão no ensino médio em escola pública estadual na cidade de Mulungu/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
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