Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Azenaite Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T18:00:49Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T18:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16570 | - |
dc.description | MIRANDA, A. M. A linguagem musical dentro do contexto de ensino/aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na creche Santo Antônio-Cuitegi/PB. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo entender e apresentar contribuição da linguagem musical e de sua influência no processo de desenvolvimento psicossocial das crianças na Educação Infantil, bem como analisar como a música é trabalhada pedagogicamente na Creche Santo Antônio, que está situada a Rua Santa Paula Franssinetti, Bairro Santo Antônio na cidade de Cuitegi - Paraíba, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança que se envolve com essas atividades. Pode-se dizer que a música sempre manteve ligação direta com o homem podendo ser tida também, como meio pedagógico de ensino/aprendizagem para o alcance de muitos outros objetivos propostos, da mesma forma que possibilita uma escala de estímulos vindos do trabalho exclusivo desta arte. A escola de qualquer modalidade sempre está em busca de novos meios para que seus alunos se sintam integrantes de um sistema importantíssimo para sua vida; a música vem a encontro por estimular aspectos cognitivos, motores e sociais. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo e quantitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Para obtenção dos resultados, utilizou-se de um questionário elaborado com 10 questões pertinentes ao estudo, e aplicado a 8 profissionais da área, sendo 5 professoras, 1 gestora da creche e 2 coordenadoras pedagógicas que atuam na Educação Infantil. Percebeu-se que as professoras trabalham a música dentro de suas características docentes. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da música na educação, tomamos como base teórica os autores: Bastian (2009), Borges (2003); Brasil (1998); Brasil (2016); Brito (2003); Carmo e Miheirie (2007); Fonterrada (2008); Gainza (1988); Jeandot (1990); Krzesonki e Campos (2006); Paz (2000); Romanelli (2009); Rosa (1990), Sekeff (2007); Zagonel (2012) e Wazlawich. Conclui-se, assim, que a música é um ótimo artifício que se levado para sala de aula pode facilitar o processo de desenvolvimento dos alunos na aquisição do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A linguagem musical dentro do contexto de ensino/aprendizagem na educação infantil: estudo de caso na creche Santo Antônio-Cuitegi/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Azenaite Maria Miranda.pdf | PDF - Azenaite Maria Miranda | 9.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.