Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16573
Título: Diferentes usos da fauna silvestre por comunidades rurais do município de Fagundes, Paraíba
Autor(es): Silva, Renata Patrícia Fablício da
Palavras-chave: Caça
Métodos de captura
Animais silvestres
Etnobiologia
Data do documento: 13-Set-2017
Resumo: A relação dos humanos com a natureza remonta suas origens, caracterizando atividades como a pesca e caça, as quais foram fundamentais na evolução humana e se perpetua até os dias atuais. No Brasil a caça de animais silvestres é uma atividade bastante comum para subsistência de muitos povos. O objetivo deste trabalho foi identificar as espécies faunísticas, seus usos e as diversas formas de captura desses animais em comunidades rurais do município de Fagundes- PB. Para a obtenção dos dados foram entrevistados 38 caçadores, através de questionários semiestruturados. Foram citadas 98 espécies entre os animais citados, 21 espécies são utilizadas para diversos fins, que se encontram distribuídas em três táxons: aves (n=11), mamíferos (n=6) e répteis (n=3). Para o uso na alimentação foram citados (19 spp) de animais, para criação (7 spp), para comércio (7spp), no caso de conflito (3 spp) e para fins zooterápicos tivemos (3 spp). Para a obtenção dos animais, foram citadas diversas técnicas de captura, as quais são adotadas conforme o tipo de espécie e a finalidade a que se destinará o animal capturado. Entre elas tivemos espingarda, estilingue, ratoeira, alçapão e gaiola. Sabendo que a caça é uma atividade cultural já enraizada, os dados obtidos neste estudo poderão ser utilizados como um auxílio em políticas de manejo e conservação da fauna local, por meio de programas educativos direcionados as populações usuárias, de maneira a permitir a conservação, uso sustentável e sobrevivência das espécies.
Descrição: SILVA, R. P. F. da. Diferentes usos da fauna silvestre por comunidades rurais do município de Fagundes, Paraíba. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16573
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Patrícia Fablício da Silva.pdfPDF - Renata Patrícia Fablício da Silva13.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.