Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16578
Título: Assistência farmacêutica com o uso de óleo de lavanda, em uma clínica escola e sua relação com a qualidade do sono em pacientes no climatério
Autor(es): Lucena, Danielly Fernandes de
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Qualidade do sono
Climatério
Óleos essenciais
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: O estudo tem como objetivo principal avaliar a qualidade do sono em mulheres que se encontram no climatério na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, aplicando-se o ciclo da assistência farmacêutica com o uso do óleo essencial de lavanda carreado, produzido na Farmácia Escola da mesma instituição. A pesquisa tem caráter descritivo, exploratório, transversal e analítica e a análise dos resultados foi realizada aplicando-se uma estatística simples com cálculo de percentuais e médias, bem como a elaboração de gráficos e tabelas. A pesquisa contribuiu para determinar a eficácia do óleo de lavanda carreado, em mulheres no climatério em relação à melhoria do sono e qualidade de vida das mulheres menopausadas. Os resultados apresentados, de forma geral, evidenciaram que o óleo de lavanda favorece a melhoria dos principais sintomas apresentados por mulheres menopausadas, onde o óleo de lavanda apresentou resultados favoráveis, já que todas as mulheres demostraram apresentar melhora na qualidade do sono.
Descrição: LUCENA, D. F. de. Assistência farmacêutica com o uso de óleo de lavanda, em uma clínica escola e sua relação com a qualidade do sono em pacientes no climatério. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16578
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Fernandes de Lucena.pdfPDF - Danielly Fernandes de Lucena13.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.