Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16582
Título: Relação do nível de atividade física e excesso de peso em adolescentes escolares
Autor(es): Andrade Neto, Nivaldo Martins de
Palavras-chave: Obesidade
Inatividade física
Estado nutricional
Sedentarismo
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: O sedentarismo e a inatividade física representam fatores de risco para as doenças crônicas não-transmissíveis e, têm sido considerados fatores intrínsecos ao sobrepeso e obesidade cujo diagnóstico se faz por meio de marcadores antropométricos, como o índice de massa corporal (IMC) e a medição da circunferência abdominal (CA). Objetivo: Avaliar a associação entre o nível de atividade física e o estado nutricional em adolescentes escolares de Campina Grande – PB, além de descrever as variáveis sociodemográficas, antropométricas e os níveis de atividade física presentes. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, apresentando-se como um recorte descritivo de um estudo maior de caráter de intervenção experimental, envolvendo adolescentes de 15 a 19 anos. Realizou-se o teste do qui-quadrado, com significância de 5%, no SPSS 22.0. Resultados: Foi avaliada uma amostra de 74 adolescentes. Verificou-se que não houve associação entre estado nutricional e nível de atividade física. Conclusão: Não houve associação entre o estado nutricional e o nível de atividade física dos adolescentes, sendo o incentivo à atividade física e a um estilo de vida saudável, essenciais.
Descrição: ANDRADE NETO, N. M. de. Relação do nível de atividade física e excesso de peso em adolescentes escolares. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16582
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nivaldo Martins de Andrade Neto.pdfPDF - Nivaldo Martins de Andrade Neto11.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.