Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16584
Título: Adolescentes e internet: Uma revisão da literatura nacional
Autor(es): Brito, Marineide Miguel de Araújo
Palavras-chave: Meio de comunicação
Usabilidade da Internet
Adolescentes
Data do documento: 2-Out-2017
Resumo: Atualmente um grande número de adolescentes acessa a internet, o que a caracteriza como o meio de comunicação mais usado e preferido por vários jovens. Tendo em vista este fenômeno e considerando que não existe um consenso na literatura científica sobre os desdobramentos psicossociais desse uso, objetivou-se realizar uma revisão sistemática da produção científica nacional, dos últimos cinco anos, buscando compreender como as pesquisas brasileiras têm abordado o uso de internet pelos adolescentes. No intuito de ter acesso a artigos que tratavam do tema foram utilizados os seguintes pares de descritores: adolescentes e internet; jovens e internet; e adolescentes e virtualidade, nas seguintes bases de dados: Scielo, PePSIC, Lilacs e Index Psi Periódicos Técnicos-Científicos. Após sucessivas etapas de busca, 18 artigos foram selecionados. Para fins de organização dos dados foi construído um protocolo contendo questões, como: ano de publicação, áreas, títulos dos periódicos e dos artigos, objetivos, metodologias e principais resultados. Com base em tais tópicos, utilizou-se a análise de conteúdo temática. Verifica-se que a maioria das pesquisas investigam os adolescentes e a internet por meio de pesquisa de campo e são, em sua maioria, qualitativa, transversal e descritiva. A literatura científica nacional vem focando, com maior ênfase os diferentes modos de uso da internet pelos adolescentes, buscando compreender a frequência, a finalidade, o local, os motivos, os posicionamentos, entre outros fatores. Ressalta-se também, que alguns estudos vêm se preocupando em entender a internet enquanto espaço de nova possibilidade relacional e interacional.
Descrição: BRITO, M. M. de A. Adolescentes e internet: Uma revisão da literatura nacional. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16584
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marineide Miguel de Araújo Brito.pdfPDF - Marineide Miguel de Araújo Brito7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.