Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16586
Título: Conhecimento ecológico local sobre a mudança e conservação da mata ciliar do rio Taperoá, Paraíba: Perspectivas para conservação
Autor(es): Cunha, Sonaly da Silva
Palavras-chave: Matas ciliares
Conhecimento etnobotânico
Plantas medicinais
Ecologia vegetal
Data do documento: 31-Mar-2017
Resumo: As matas ciliares vêm sendo altamente degradadas em detrimento às atividades antrópicas e o escasso aporte de informações sobre esse processo, agrava a viabilidade de projetos de gestão e conservação. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o conhecimento ecológico e uso que os moradores de duas comunidade rurais têm sobre a vegetação ciliar que cerca um dos afluentes de uma bacia hidrográfica próxima à mesma. O estudo foi realizado nas comunidades Curral do Meio e Sacramento, situadas no município de São João do Cariri, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. A pesquisa teve caráter exploratório e adotou uma abordagem quali-quantitativa, contando com a aplicação de formulários abertos que foram aplicados após os informantes assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram complementados pela técnica de observação direta e as citações de uso foram organizadas em categorias utilitárias de acordo com a literatura etnobotânica, e analisados através do cálculo Valor de Uso (VU), no intuito de verificar pressões de uso, enquanto as informações sobre a percepção foram categorizadas. Conforme, os resultados, 87 espécies foram apontadas como utilitárias, para as quais a categoria medicina se sobressaiu. As espécies que se destacaram quanto ao valor de uso, foram Ziziphus joazeiro (1,25), Sideroxylon obtusifolium (1,15),),Tabebuia aurea(0,85),Myracrodruon urundeuva (0,8) e Prosopis juliflora (0,75). Em geral, os informantes mostram-se deter um conhecimento etnobotânico significativo, embora insensíveis quantos as questões conservacionistas, visto os conflitos que perpassam os interesses econômicos envolvidos nessa questão.
Descrição: CUNHA, S. da S. Conhecimento ecológico local sobre a mudança e conservação da mata ciliar do rio Taperoá, Paraíba: Perspectivas para conservação. 2017. 27f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16586
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sonaly da Silva Cunha.pdfPDF - Sonaly da Silva Cunha9.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.