Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16588
Título: Teoria do Perfil Conceitual: Uma análise de revistas e eventos científicos no período de 2006 à 2016
Autor(es): Silva, Francivaldo Balbino da
Palavras-chave: Perfil conceitual
Análise de tendências
Educação em Química
Data do documento: 17-Abr-2017
Resumo: A teoria do perfil conceitual foi proposta por Mortimer com base no perfil epistemológico de Bachelard, para modelar a heterogeneidade de pensamentos em salas de aula de ciências. Trata-se de um sistema super-individual de formas de pensamento que geram diversas formas de falar empregados na enunciação de um conceito. Nos últimos anos a teoria do perfil conceitual se afasta das bases teóricas do Bachelard e começa a dialogar com as ideias Vygotskyanas. Nesse sentido, este trabalho desenvolveu uma pesquisa bibliográfica dos últimos 10 anos (2006 á 2016) em 4 revistas qualis A e nos 2 maiores eventos científicos da área de ensino de ciências no Brasil sobre a teoria do perfil conceitual. Como resultados identificou-se a produção de 13 artigos nos eventos científicos e 5 artigos nas revistas selecionadas, evidenciando grupos de pesquisas bem consolidados que produzem trabalhos sobre a teoria dos perfis conceituais em Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Bahia. Também foi evidenciado a baixa produção de artigos sobre o perfil conceitual no período delimitado pela pesquisa, que também foi evidenciado por Simões Neto e Amaral em 2013, relatando que as pesquisas caíram muito após 2007 com as definições das bases teóricas do perfil conceitual como programa de pesquisa.
Descrição: SILVA, F. B. da. Teoria do Perfil Conceitual: Uma análise de revistas e eventos científicos no período de 2006 à 2016. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16588
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francivaldo Balbino da Silva.pdfPDF - Francivaldo Balbino da Silva9.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.