Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16590
Título: Músicos de sopro e cordas apresentam maior prevalência de disfunção temporomandibular? Uma revisão sistemática
Autor(es): Souto, José Márcio Vasconcelos
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Disfunção temporomandibular
Doenças ocupacionais
Músicos
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Avaliar, por meio de uma revisão sistemática, a possível associação entre a prática de instrumentos musicais de cordas com arco e sopro e o desenvolvimento de sinais e sintomas de Disfunção Temporomandibular (DTM) em músicos. Materiais e métodos: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs, Web of Science e Scopus. Os descritores utilizados em língua inglesa foram extraídos do MESH (Medical Subject Headings – NLM) e compreenderam: “music”; “temporomandibular joint”; “temporomandibular joint disorders”; “temporomandibular joint dysfucntion syndrome”; e “occupational diseases”. Estudos transversais, caso-controle, coorte e ensaios clínicos sobre DTM relacionada à prática de instrumentos musicais foram incluídos. Resultados: A busca bibliográfica identificou 732 trabalhos, dos quais 10 preencheram os critérios de inclusão, sendo nove estudos transversais e um estudo de intervenção clínica. A maioria dos estudos recrutou participantes em orquestras e bandas profissionais de música (33,3%). A prevalência de DTM variou de 47,0% a 89,0%. Todos os trabalhos relataram associação entre DTM e a prática de instrumentos musicais, sendo que violinistas apresentaram taxas de prevalência maiores quando comparados com outros grupos de instrumentos. Conclusão: Todos os estudos demonstraram associação entre DTM e a prática de instrumentos musicais de sopro e cordas. São necessários outros estudos para entender de forma mais aprofundada a relação entre a prática musical e a ocorrência de DTM.
Descrição: SOUTO, J. M. V. Músicos de sopro e cordas apresentam maior prevalência de disfunção temporomandibular? Uma revisão sistemática. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16590
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Márcio Vasconcelos Souto.pdfPDF - José Márcio Vasconcelos Souto9.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.