Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16592
Título: Orientação sobre descarte de medicamentos no distrito de São José da Mata – Campina Grande/Paraíba
Autor(es): Costa, Maria Fernanda Dantas da
Palavras-chave: Saúde pública
Educação em saúde
Orientação farmacêutica
Descarte de medicamentos
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: O descarte de qualquer tipo de medicamento de forma incorreta gera consequências tanto para a saúde humana como ao meio ambiente, podendo constituir um problema de saúde pública, informação, esta, pouco transmitida à sociedade. Esse estudo teve como intuito buscar informações sobre o grau de instrução dos indivíduos do distrito de São José da Mata quanto ao descarte de medicamentos, identificando a causa do acúmulo dos resíduos gerados para promover medidas de educação em saúde por meio de orientação farmacêutica. Para tanto, foi aplicado um questionário objetivo à população atendida no centro de saúde e destinado especificamente as pessoas que iam a farmácia receber seus medicamentos, após a consulta médica e que aceitaram participar da pesquisa. A idade dos entrevistados variou entre 16 anos a 85 anos. Os dados obtidos foram analisados no software Microsoft office 2010® para construção dos gráficos dos resultados. Foram entrevistadas 59 pessoas, houve predominância do gênero feminino representado por 78% enquanto que o público masculino compôs 22%. 81% das pessoas afirmaram nunca ter recebido orientação de como deve ser descartado o medicamento e apenas 11% da população sabem dos maléficios da eliminação incorreta. A maior taxa de descarte era feita no lixo comum tanto pelas pessoas que afirmavam que sabiam como descartar (19%), como também as pessoas que diziam não saber como descartar (61%). Após a percepção do nível de instrução dos indivíduos abordados, foram promovidas as medidas de educação em saúde para conscientizar a população acerca do descarte correto de princípios ativos. A partir dos resultados obtidos, espera-se que a comunidade dê a sua contribuição para que seja impedido que as substâncias tóxicas que compõem esse tipo de resíduo cheguem ao meio hídrico e contaminem, ainda mais, os nossos reservatórios de água doce, os quais já passam por uma situação crítica, como também evitar intoxicações relacionadas à ingestão de medicamentos com desvio de qualidade.
Descrição: COSTA, M. F. D. da. Orientação sobre descarte de medicamentos no distrito de São José da Mata – Campina Grande/Paraíba. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16592
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Fernanda Dantas da Costa.pdfPDF - Maria Fernanda Dantas da Costa11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.