Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16596
Título: Exploração sexual de crianças e adolescentes: O caso de Sapé
Autor(es): Elias, Jose Eduardo Pereira
Palavras-chave: Violência Sexual
Exploração Sexual
Crianças e Adolescentes
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: Este artigo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade quanto o problema da exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes é grave e preocupante, tendo como pano de fundo o caso de exploração sexual ocorrido na cidade de Sapé-PB. Para tanto o trabalho foi elaborado principalmente com embasamento em pesquisas bibliográficas, estudando obras de autores como: ARIES: 1981, DEL PRIORE: 2000, FOUCAULT: 1988, etc. e publicações veiculadas por organismos oficiais e não oficiais a exemplo de CEDECA: 1997, CONANDA: 2004, CRECIA: 2000, entre outras, alem de exame de outras fontes como o Inquérito Policial (2006), Delegacia de Sapé e para melhor abordar a temática realizamos um estudo de caso acerca do caso de exploração sexual infanto-juvenil ocorrido no município de Sapé. O artigo apresenta a seguinte estruturação: Introdução, onde abrimos o artigo versando sobre elementos de primeira importância e essenciais para o entendimento da temática, como é o caso de: 1 Violência Sexual Praticada Contra Crianças e Adolescentes, que aborda elementos básicos como o ser criança, o ser adolescente, a questão da sexualidade e a violência sexual; 2 Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA), transcorrendo pela conceituação e pelos principais tipos de exploração sexual; 3 O caso de exploração sexual ocorrido na cidade de Sapé, ano de 2006, procedendo com um estudo de caso com objetivo de analisar as peculiaridades do caso real e concreto para tentar confrontar com a realidade nacional no que diz respeito a esse problema, sobretudo com um olhar atento aos fatores de vulnerabilidades das vitimas; por fim apresentamos as considerações finais expondo nossas conclusões sobre o estuda da temática em tela.
Descrição: ELIAS, Jose Eduardo Pereira. Exploração sexual de crianças e adolescentes: O caso de Sapé. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16596
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Eduardo Pereira Elias.pdf592.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.