Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16625
Título: Apreensão de adolescentes: uma análise criminal
Autor(es): Barbosa, Frankneyson Santos
Palavras-chave: Delinquência Juvenil
Criminalidade
Atos Infracionais
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: O presente artigo científico teve como objetivo analisar os dados referentes às apreensões de adolescentes na cidade de Campina Grande durante todo o ano de 2013, com a finalidade de analisar os dados obtidos, servindo como estatísticas para os órgãos de Segurança Pública do Estado da Paraíba. Foram analisadas 259 apreensões em flagrante de adolescentes, registradas no livro tombo da Delegacia da Infância e Juventude de Campina Grande. Os resultados indicaram para um número elevado de apreensões nos meses que ocorrem festejos nacionais de grande porte, a exemplo do carnaval, o Maior São João do Mundo e o Natal/Réveillon. As análises também verificaram as tipificações penais semelhantes aos crimes patrimoniais, apreensões ou uso de armas de fogo por adolescentes, os dias da semana com o maior número de apreensões de adolescentes, as apreensões de mais de um adolescente por ato infracional e o tipo de procedimento cartorário adotado pela autoridade policial diante do flagrante de adolescente, se Auto de Prisão em Flagrante por Ato Infracional ou Boletim de Ocorrência Circunstanciado. Ao final de pesquisa, sugere-se um olhar atento dos órgãos de Segurança Pública em relação ao fácil acesso a armas de fogo por adolescentes, assim como o grande número de apreensões no mês de dezembro.
Descrição: BARBOSA, Frankneyson Santos. Apreensão de adolescentes: uma análise criminal. 2014. 21f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16625
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Frankneyson Santos Barbosa.pdf5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.