Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16627
Título: Monitoramento eletrônico de presos no Brasil: repercussões na segurança pública e sistema penitenciário.
Autor(es): Sousa, Eurivan Fernandes de
Palavras-chave: Monitoramento Eletrônico
Segurança Pública
Sistema Penitenciário
Data do documento: 14-Jun-2014
Resumo: A vigilância eletrônica é um método de controle ainda recente no Brasil, mas tem mostrado . resultados promissores nessa nova política de utilização de pena alternativa à prisão. Sem dúvida, é uma importante ferramenta que pode, por um lado, auxiliar o Estado no que diz respeito à fiscalização quanto ao cumprimento das decisões judiciais e, por outro, evitar o ingresso do indivíduo no cárcere. O presente artigo trata de um estudo sobre o monitoramento eletrônico de presos, a partir da edição das leis 12.258/10 e 12.403/11, as quais introduzem no ordenamento jurídico brasileiro a possibilidade de utilização de tal mecanismo para vigiar presos. Este tem sido um tema de grande importância e que tem despertado interesse por todos aqueles que lidam com as Ciências Criminais. Por ser um artigo de cunho explicativo, buscaram-se elementos para sua produção na pesquisa bibliográfica, em textos, artigos e atuais dados do INFOPEN- Ministério da Justiça. Torna-se cristalina a relevância do tema proposto no campo da segurança pública, do Direito Penal e do Processo Penal, posto que o estudo do monitoramento eletrônico de presos é assunto que se coloca em discussão os caminhos que o Estado deve percorrer para poder lidar com as questões carcerárias.
Descrição: SOUSA, Eurivan Fernandes de. Monitoramento eletrônico de presos no Brasil: repercussões na segurança pública e sistema penitenciário. 2014. 24f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16627
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eurivan Fernandes de Sousa.pdf7.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.