Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16628
Título: Abuso sexual de crianças e adolescentes: legislação, sequelas e políticas públicas.
Autor(es): Barbosa, Vera Lúcia
Palavras-chave: Abuso Sexual
Direitos Humanos
Politicas Públicas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: A presente pesquisa traz uma reflexão a respeito do Trauma das crianças vítimas do abuso sexual apontando a necessidade de Políticas Públicas para o caso estudado, tendo em vista que nosso ordenamento jurídico assegura a dignidade, liberdade e direitos iguais para todos, bem como ressalta ainda, os direitos inerentes às crianças e adolescentes presente no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que na pratica tem sido desrespeitado no tocante aos direito de proteção e amparo e mostra-se a dificuldade do acesso ao desvelamento da tipificação criminal por se tratar de seres indefesos e dependentes daqueles que na maioria das vezes são também seus agressores. Conceitua-se Trauma, apresentando os danos físicos, metal e emocional que acarretam as vítimas do abuso. Utilizaram-se alguns recursos como os livros do arquivo do NUMOL da cidade de Campina Grande-PB, que serviram de suporte para os dados e que serviram de espelho. Além disso, observaram-se casos concretos que foram relatados servindo de ilustração. A pesquisa deixa clara a fundamental importância da psicologia clinica no acompanhamento e da escuta no tratamento dos casos das crianças vítimas de abuso sexual.
Descrição: BARBOSA, Vera Lúcia. Abuso sexual de crianças e adolescentes: legislação, sequelas e políticas públicas. 2014. 23f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16628
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lúcia Barbosa.pdf6.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.