Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16631
Título: Violência homicida: uma análise empírica
Autor(es): Souza, Edilson Barbosa de
Palavras-chave: Violência
Homicídio
Índice de Criminalidade
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: Este artigo mostra o índice de criminalidade na prática de homicídio da Cidade de Campina Grande-PB nos anos de 2010 a 2012 por bairro . A coleta de dados foi realizada na Delegacia de Homicídios desta cidade, onde foram analisados os boletins de ocorrência dos inquéritos policiais destes anos, e a pesquisa teve como resultado uma queda no número de homicídios dos anos de 2011 e 2012 em relação a 2010, onde no ano de 2010 foram registrados 189 homicídios em 2011 foram registrados em 175 e no ano de 2012 foi registrado 170. Já os bairros com maiores índices de homicídios foram os bairros de Bodocongó, Centro e Pedregal, e os bairros que registraram as maiores quedas no índice de homicídio foram os bairros de José Pinheiro, Catolé e o Distrito de São José da Mata. Esses dados dos bairros com maior violência homicida foram mostrados em quadros e em gráficos, onde nos gráficos estão os cinco bairros com maiores índice de crimes de homicídio. Os motivos para esse aumento no número de homicídios seria principalmente a briga de traficantes por pontos de tráfico de drogas e a dívida que os consumidores tem com os traficantes, já os motivos para a diminuição no número de homicídios seria o alto índice elucidação dos homicídios por parte da Delegacia de homicídios. Na conclusão do artigo foi enfatizado que se não houver investimentos em políticas públicas principalmente as de Segurança Pública e Educação não haverá diminuição da violência homicida em nosso país.
Descrição: SOUZA, Edilson Barbosa de. Violência homicida: uma análise empírica. 2014. 30f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16631
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilson Barbosa de Souza.pdf6.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.